terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Sonho da Encruzilhada


Eu estava trabalhando. Era uma sexta-feira chuvosa e um pouco fria. Fiquei um pouco invejoso de saber de duas colegas que estavam indo comprar cerveja, pois já havia acabado o expediente para elas. De repente eu estava em Morretes, na estradinha que vai para o Parque Cascatinha. Parei para perguntar qual era a mercearia mais próxima, se a do Cascatinha ou do Bonito (na realidade Bonito é uma localidade próxima à Lapa, onde faço visitas de vez em quando devido ao trabalho). O senhor informou-me que Bonito era logo ali. Segui então por esta estrada e cheguei num local cheio de pousadas, e ao lado de uma dessas iniciava uma trilha que era cercada pela mata ao lado e o chão era todo de madeira. Quando eu ia adentrar à trilha, fui acordado, já era hora de levantar-me. 

Esse sonho ocorreu em um cochilo de talvez dez minutos, entre o primeiro momento que acordei e acabei por cair no sono novamente. Foi um sonho interrompido, e devido a isso lembrei-me dele completamente ao acordar. E ele não me saiu da cabeça até agora. Aquela trilha já apareceu em outros sonhos meus. Era uma trilha muito bonita, que me despertou diversos significados e tentativas de compreendê-los.

A estradinha para o Cascatinha, lugar mágico em que passei muitos momentos inesquecíveis em minha infância e adolescência. Era por ali que íamos buscar cerveja na mercearia quando ficávamos no sítio da Vó em Morretes. Era libertador fazer aquele caminho. Por quantas vezes voltávamos à noite, numa escuridão total e aquilo era demais! Ficávamos perto do rio, bebendo, observando aquela linda paisagem. Um lugar que com a passagem do tempo se perdeu, restou apenas em minha memória. Não frequentamos mais o Cascatinha, e aquele doce tempo ficou para trás...

Mas no sonho havia uma trilha, e ela ficava em Bonito. Eu optei por ir por ali e não até o Cascatinha. Era um lugar desconhecido, mas lindo (como o próprio nome). É uma trilha nova (a do futuro) a ser descoberta e que não é mais a de Morretes (a do passado). É melancólico chegar a essa interpretação, mas significa a infância e adolescência que ficou para trás, e que deve ser superada. Há outras trilhas igualmente bonitas e que poderão me trazer diversas outras lembranças no futuro, e eu devo procurá-las e trilhá-las. E quanto àquela trilha, resta-me as doces lembranças e a certeza de que um dia fui muito feliz em caminhar por ali, com pessoas muito especiais que fizeram parte disso tudo. 

Trilha Sonora: Doves - "The Sea Song", "You Break me Gently", Snowden". 

Nenhum comentário: