quinta-feira, 25 de agosto de 2011

On the Road

"Out of gas
Out of road
Out of car
I don't know how I'm going to go and
I had a drink the other day

(...) You will come down soon too
You will come down too soon..."
(Modest Mouse: "Out of Gas")



"Na estrada. Apenas seguindo, rodando.
Eu sei o caminho onde irá dar.
Escolhi isto.
Mas demora tanto a chegar..."


Sei que a graça de tudo está em "andar" e não em "chegar". Quando chegamos o caminho acaba. O objetivo é cumprido. Fim. Passamos a outro destino então. E a vida vai indo assim, sempre passageira, momentânea, pronta a apontar novos desafios.

Mas e quando este fim começa a se tornar longínquo, e a espera de realizar se prolonga demais? Sei que isso tem a ver com a velha questão de viver o presente que tanto indaguei. Tem-se uma sensação de que nada saí do lugar. Estamos rodando sim, rodando e rodando. A paisagem parece ser sempre a mesma. Talvez estamos em um deserto. Infinita highway...


É a ânsia pelo novo. A busca por algo que traga algum sentido. Como falei, sei que o sentido não está nos fins, mas nos meios. Está no próprio caminho. Já disseram para não se buscar a felicidade ou colocar a busca por um amor como objetivo, pois na fixação ou alienação da busca perde-se o essencial, que é justamente as idas e vindas, falhas e acertos, dias bons, dias ruins.


Mas às vezes apenas se cansa. Desilusão. Há dias em que tudo tende a se prolongar. É a velha Espera. Tem que haver sentido maior que isso. Deve haver um lugar, um limbo, entre a espera e o fim, onde se encontre algo de concreto. Algo que fuja desta tortura imaginária que é a busca. 


É a vida on the road. Mas não é no sentido que Kerouac delirou tão fantasticamente. Ali o prazer era não ter rumo, pegar a primeira via que se apresentasse, nem a mais interessante, nem a melhor, apenas a que se oferecesse. Aqui falo de uma estrada só, longa, lenta, com poucas curvas e paisagens, praticamente sem fim. 


Trilha Sonora: Modest Mouse - "Out of Gas", "Trailer Trash" e "Bankrupt on Selling".

Nenhum comentário: