terça-feira, 13 de março de 2012

O sonho, a análise e a realização


Ele estava novamente no 2º grau, como estudante, só que agora iria dar uma aula para seus colegas. É um auditório enorme e há muitas pessoas. Primeiro o data-show não funciona de jeito nenhum. Depois seu notebook falha e não consegue visualisar a aula que preparou. Sente-se constrangido, inseguro, temendo que não consiga dar aquela aula. A sensação é de angústia. Procura de todas as formas consertar aquela situação, que no sonho vai desembocar em alguma outra cena esdrúxula que já não se recorda mais.

O velho cenário da adolescência, o colégio, a ansiedade e a insegurança. O sonho remete aos sentimentos vividos naquela época. Ao garoto fechado, calado, tímido e principalmente inseguro. Uma mente inquieta que sufocava de tanto pensar, imaginar, criar. Uma vontade enorme de realizar-se e ao mesmo tempo barreiras infindáveis a serem derrubadas. Uma fé no conhecimento, na razão, e uma inabilidade tremenda em lidar com os afetos, que àquela altura da vida explodiam dentro de si.

O garoto cresceu, aprendeu a falar e a manifestar um pouco daquele universo que havia criado para si. Quis mostrar ao mundo para o quê veio. Gosta de compartilhar o que em anos e anos de curiosidade e fascínio pelo saber o fizeram ser o que é hoje. Hoje aceita melhor a profusão de sentimentos que estouram seu peito e inebriam sua mente. Permite-se sentir, entrega-se com dificuldade mas está aberto ao mundo da experiência.

Sente-se amado e valorizado por aqueles com quem se relaciona. Sente poder oferecer conforto e paz à almas que ainda sofrem por não se conhecerem como ele. Fala e entende coisas que para muitos são dificílimas e a faz de tudo para torná-las fáceis e compreensíveis para aqueles que se dispõe a ouvir.

Agora é homem convicto de seus ideais e valores, ciente do caminho que deve seguir e que já o faz. O futuro não está tão distante. Mas há algo do garotinho tímido que persiste em voltar à memória. Seja para mostrar que nem tudo resolveu-se ainda, que o garoto existe ainda dentro do homem, seja para provar que o passado sempre está presente para não deixarmos esquecer quem fomos, e principalmente o caminho tortuoso que é vir-a-ser.

E este sonho aconteceu justamente na noite posterior a uma realização: após a sua primeira aula como professor da pós-graduação, que depois de alguns momentos de ansiedade e insegurança, ocorreu da melhor forma possível.

Nenhum comentário: